29 de dezembro de 2011

Pincéis pra que te quero?

Quando a gente entende pouco de maquiagem, é normal enlouquecer diante de tantas opções de pincéis. O que comprar? Pra que serve cada um? Preciso de quantos deles realmente? No começo parece difícil mesmo, mas aos pouquinhos a gente acaba decorando a função de cada um deles, elegendo nossos preferidos, e começa a tirar de letra o assunto. E daí pode até dar consultoria pras amigas! ;)
Fiz um resuminho mostrando os pincéis mais usados, com informações sobre como utilizá-los. 
Isso estara em um video futuramente, pra quem (assim como eu) eh mais visual.. E entende melhor vendo do que lendo hahahaha
  
 COMO PREPARAR O ROSTO
 Antes de qualquer coisa, o rosto precisa estar limpo, tonificado e hidratado. Se esses cuidados não forem levados a sério, a maquiagem fica comprometida, já que a pele “sujinha” ou ressecada tende a não segurar direito os produtos.
Após a hidratação, você vai preparar a pele para receber as cores do look escolhido. Pense em seu rosto como uma tela. A idéia é deixá-lo lisinho, homogêneo, sem manchas ou vermelhidões. E isso a gente consegue com o auxílio de corretivo, base, e pó compacto ou solto. Só tomem muito cuidado pra não exagerar na quantidade e acabar com um “reboco” no rosto – efeito tão artificial que todo mundo percebe que a maquiagem está excessiva, e mesmo malfeita. Quanto mais natural sua pele ficar, melhor!

Você precisará dos seguintes pincéis:

1. BASE: Ele é achatado, com pontas arredondadas e cerdas finas, geralmente sintéticas. Serve para aplicar bases líquidas ou cremosas. Coloque um pouquinho de produto nas costas de sua mão, e comece a aplicar aos poucos, molhando as pontas do pincel sempre que for preciso. 
2. CORRETIVO: As cerdas lembram as do pincel para base, mas ele é menor, feito para alcançar áreas menores (próximo aos olhos, cantinhos do nariz, espinhas e manchas, etc.). Tenha  cuidado apenas para não passar o pincel com muita força, ou você vai acabar retirando o produto junto com ele. 

3. PÓ: Esse é fácil de reconhecer, é o maior pincel do estojo. Ele geralmente tem formato arredondado, e deve ter pêlos naturais, que são macios e não machucam a pele. Você também pode usá-lo pra aplicar blush, quando quiser um efeito mais difuso. 
4. BLUSH: Segundo maior pincel do estojo.Pode ter dois formatos, arredondado como o de pó, ou com ângulo e achatado, como o último da foto acima (esse é perfeito pra seguir as maçãs do rosto). 


Após preparar o rosto, seguiríamos normalmente pros olhos, certo? Aliás, tem gente que gosta até de começar pelos olhos, e depois preparar a pele. Cada uma encontra o que funciona mais pra si mesma! 


 
 1. O formato deste pincel, com suas cerdas geralmente mais firmes, facilita a colocação da sombra sobre a pálpebra. Mas ele não é bom para esfumar, ou seja, para amenizar o contorno da cor.
 2. Mesmo pincel, só que menor. Bom para quando você quer aplicar cor em apenas parte da pálpebra (próximo ao canto interno, por exemplo).
 3. A espuma pode ser usada de diversas formas. Muita gente não gosta de aplicar sombra com ela, mas acho válido. Dá pra iluminar o canto interno sem espalhar pó pra todos os lados, dá pra aplicar melhor os pigmentos soltos.

 4. O pincel pra esfumar é super necessário. É ele que vai dar um acabamento na cor, amenizando a “fronteira” onde uma sombra começa e outra termina. Por serem ovais e bem macios, cabem direitinho no côncavo e espalham a cor delicadamente na pele, desfazendo contornos muito fortes.
 5. Assim como o anterior, possui cerdas macias. Mas esse é menor, o que o torna perfeito para esfumar pequenas áreas (como o canto externo).
6. De cerdas mais firmes, deve ser usado quando você precisa de mais controle pra definir o espaço da cor. Particularmente, prefiro os anteriores.
7. O “pata de vaca” também possui cerdas mais firmes, e, por ser angulado, facilita a marcação do côncavo.

  
 8. O pincel chanfrado é achatado e angulado, tem cerdas bem fininhas e firmes, geralmente sintéticas. Deve ser usado para delinear a linha dos cílios superiores ou inferiores. Esse bem fininho é ótimo para aplicar sombra molhada ou cremosa, delineadores (tanto os cremosos quanto os líquidos), e também para cobrir falhas nas sobrancelhas.
9. O chanfrado de sombra é parecido com o anterior, só que possui mais cerdas. É ideal para delinear os olhos com sombras.
10. O pincel delineador fininho é bom para aplicar delineadores cremosos ou líquidos. Minha opinião: é um pouquinho mais difícil de usar que o número 8, meu preferido.

 
11. São meus queridinhos: pequenos, de cerdas curtas e firmes, servem para dar acabamento ao look, pra esfumar lápis delineadores e sombras escuras na linha dos cílios, pra aplicar sombra próximo aos cílios inferiores...
12. Menor que o anterior, para detalhes e áreas pequenas.

 
13. A escovinha serve pra várias coisas: pra escovar os cílios antes de aplicar máscara (isso faz com que os fios fiquem bem separadinhos), pra retirar

BOCA: O pincel de boca pode ser bem fininho, ou mais gordinho como esse da foto. Além de evitar o contato direto da bala do batom com os lábios, ele possibilita que os lábios fiquem perfeitamente delineados!  


O QUE VEM DE BÔNUS

Alguns pincéis têm formatos tão diferentes que a gente nem imagina pra que servem. É o caso desses dois aqui embaixo!

6. LEQUE: o pincel leque, também conhecido como vassourinha, é largo, achatado, e com pontas arredondadas. De cerdas naturais, serve para retirar qualquer defeitinho da maquiagem, como pêlos deixados por outros pincéis, sombra ou brilhinhos que tenham caído dos olhos, excesso de pó que tenha ficado no rosto. 
7. Buffer: esse pincel gordinho, feito com cerdas e de corte reto, serve para dar um polimento à pele. Você pode usá-lo para aplicar pó compacto, pó bronzeador, blush... 

Geente, eh claro que isso não significa que você precisa ter todos os pincéis do mundo, muito menos se estiver começando a aprender a se maquiar. Adquira os básicos, e vá enriquecendo a coleção aos poucos, conforme sua necessidade. Ok?!

Beeijo, outro e tchaau

Nenhum comentário: